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Diferentes Tipos de Comissões nas Vendas


Vendas e comissões sempre andam juntas. Se você estiver em um cargo de vendas, espere que as comissões façam parte de sua remuneração total. Para aqueles que são novos nas vendas ou confuso sobre os diferentes tipos de comissões, vai encontrar nesse artigo novas palavras que são muito usadas no meio das vendas, aconselha dar um passo para trás e sair para vender.

 

01 Lucro bruto

Tudo vendido tem uma base de custo que é simplesmente quanto um item ou serviço custa para produzir ou entregar. Quando vendido a um cliente por um preço maior do que a base de custo, a diferença entre os dois preços é o lucro bruto.

Digamos que você venda computadores para a XYZ Worldwide. Cada computador tem um preço de custo, Isso significa que você não pode vender o computador por menos que este preço ou perderá dinheiro. Você vende para o João um computador com o preço base de R$1.000,00 por R$1.400,00. O lucro no negócio seria a diferença entre o preço de venda de R$1.400,00 e o de base de R$1.000,00, ou seja R$400.

Espere ganhar entre 10% e 50% de lucro pela sua comissão.

02 Comissão de receita

Outra forma comum de comissões é a comissão de receita. Simplificando, os profissionais de vendas recebem uma porcentagem fixa de toda a receita que vendem. Venda R$100.000,00 em receita enquanto trabalha com uma empresa que paga 5% da receita, e sua comissão será de R$ 5.000,00.

Os planos de comissão baseados em receita podem ser muito lucrativos se você vender itens com preços acima da tabela comum. É lógico que um plano de comissão baseado em receita para um profissional de vendas que venda diamantes personalizados seria mais atraente do que o mesmo plano para alguém que vende tênis.

Dá mesma forma que as comissões pagas sobre o lucro bruto, as comissões de receita são frequentemente usadas em combinação com outros formulários de compensação.

03 Taxas de colocação

Encontrados com mais frequência em vendas de automóveis, as taxas de colocação fornecem um valor definido para cada unidade vendida. Digamos que você vende carros. Se você receber R$300,00 por carro, esse valor é considerado uma taxa de colocação. As taxas de colocação são frequentemente adicionadas como bônus adicional nos planos de compensação e servem para aprimorar outras comissões que podem ser obtidas pelos profissionais de vendas.

Se você está considerando trabalhar em uma empresa que paga apenas taxas de colocação, você deve estar ciente de que as indústrias que pagam exclusivamente pelas taxas de colocação são muito competitivas. Essas empresas também costumam ter uma alta taxa de rotatividade com seus funcionários de vendas.

04 Níveis de receita

Alguns planos de comissão são baseados em portarias de receita ou desempenho, e podem ser os mais lucrativos para os grandes empreendedores. Eles também podem ser complicados e difíceis de entender.

Esse tipo de modelo é estruturado de forma que, quanto mais você vende, mais você ganha por venda. Para ajudar a esclarecer, vamos ver um exemplo.

A Corporação XYZ usa um plano de comissão baseado em desempenho que paga uma porcentagem crescente das comissões de receita e lucro bruto. Sua estrutura é a seguinte:

Receita vendida Porcentagem de lucro percentual da receita 

R$0,00 a R$ 10.000,00 | 1% a 8%

R$10.001,00 a R$ 20.000,00 | 3% 10%

R$ 20.001,00 + 7% 13%

05 Entendendo seu plano de comissão

Esses tipos de comissões são os mais comumente usados ​​em planos para profissionais de vendas e devem ser entendidos antes de aceitar tal cargo. A parte desafiadora da maioria dos planos de comissão é que muitos usam uma combinação de dois ou três desses tipos. Ao julgar quão bom é seu plano de comissões, é necessário entender o setor em que a empresa se encontra. Se a empresa vende produtos ou serviços especializados, os planos de lucro bruto seriam melhores para suas equipes de vendas. Se a empresa vender itens baratos, as taxas de colocação e as portas de receita seriam mais atraentes. O valor de um plano de comissão baseia-se em dois fatores: os produtos ou serviços vendidos e o profissional de vendas que está vendendo.

 

No vídeo abaixo conheça a ferramenta disponível no nosso sistema.

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