Vendas

A importância da Marca


 

No mundo real, você não tem recursos infinitos, você não tem um produto perfeito, e você não vende para um nicho em crescimento sem competição. Você também não é onipotente, então você não pode controlar o que as pessoas pensam da sua marca. Sob essas premissas, a maioria das empresas precisa de toda ajuda possível.

Essa é minha dica para ajudar você:

 

 

 

  • Fique por cima. Estabeleça sua marca em uma condição positiva do tipo “criando sentido,” “fazendo o bem,” “mudando o mundo,” e “fazendo as pessoas felizes” —não destruindo seus adversários. Quando foi a última vez que você comprou um produto para ferir a concorrência? Se você quer ultrapassar seu concorrente, estabeleça uma marca inspiradora mas não tente estabelecer uma marca baseada em desejos bobos para destruir a competição.

 

  • Leve uma mensagem. É muito difícil criar e comunicar uma mensagem para a marca; contudo, muitas empresas tentam estabelecer diversas, porque eles querem o mercado “inteiro” e estão preocupados em ficar com um nicho apenas. Então escolha uma mensagem, fique com ela por pelo menos um ano se parecer promissora e tente outra. Mas você não pode tentar várias ao mesmo tempo ou mudar a cada poucos meses.
  • Fale inglês. Em um mundo em que os níveis de globalização e conexão não param de crescer, a importância de formas de comunicação rápidas e apropriadas aumenta rapidamente. Com relações de comércio entre empresas por todo o mundo, a importância de uma língua comum para a boa comunicação. Inglês é a principal linguagem usada entre qualquer ato internacional de empresas e agentes.
  • Faça o teste oposto. Quantas vezes você já leu a descrição de um produto como esta: “Nosso software ajustável, seguro, fácil de usar e rápido”. A menos que seu concorrente use os antônimos dos adjetivos que você usou, sua descrição é sem utilidade. Eu nunca vi uma empresa dizer que seu produto é limitado, vulnerável, difícil de usar e lento.
  • Distribua a mensagem. Vamos dizer que você conseguiu a mensagem perfeita para sua marca. Agora espalhe essa mensagem de baixo a cima na sua empresa. O departamento de marketing de muitas empresas admite que uma vez que eles publiquem o anúncio, o mundo inteiro entende a mensagem. Não é provável que sua empresa tenha entendido. Comece pelo seu conselho de diretores e trabalhe até o João e a Maria na recepção e certifique-se de que todos os funcionários entendam a mensagem.
  • Procure por um retorno. Você sabe que mensagem está passando, mas realmente não sabe a mensagem que as pessoas estão recebendo. Aqui um conceito: você deve perguntar à eles um retorno sobre a mensagem que eles recebem, só assim você poderá entender como sua mensagem realmente é interpretada. No fim, não é muito sobre o que você fala, mas sim sobre o que as pessoas ouvem.
  • Foco na mídia social, não na propaganda. Muitas empresas perdem milhões de reais tentando estabelecer marcas com propagandas. Muito dinheiro é pior que pouco dinheiro, porque quando você tem muito dinheiro você gasta muito, como os de comerciais do Super Bowl. Marcas são construídas com base no que as pessoas estão falando nas mídias sociais, não com base no que você fala. Pessoas falam bem de você quando você tem um bom produto e isso leva-as a falarem sobre sua marca.
  • Se esforce pela humanidade. Grandes marcas alcançam um alto nível de humanidade. Elas falam como se você fosse único, não uma parte do mercado. É “meu iPhone”, “meu Macintosh”, “minha Harley Davidson” e “minha garrafa de Coca-Cola”.  Por outro lado, ninguém pensa: “Meu Microsoft Office”, então eu não rotularia a Microsoft como uma grande marca, embora as crianças pensem em “Meu xBox”. Infelizmente para a Microsoft, “xBox” e “Microsoft” não estão intimamente ligados um com o outro.

Agora, um passo para trás e pergunte a si mesmo: “Se nós não gastarmos um centavo no marketing, como as pessoas vão estar informadas da nossa marca e entender nosso propósito?” A resposta é que o mundo real do marketing é isso: você não tem uma grande despesa de marketing, então você depende das pessoas para “espalharem” sua marca.

 

 

Por: 

 Traduzido e editado por: Gabriel Pretto S.
Please follow and like us:

Comentários

comentários