Funcionalidades / Gestão de vendas / Produtividade / Vendas

Importância de um estoque bem gerenciado


Um bom controle de estoque pode se tornar uma vantagem competitiva para a sua empresa. A medida em que possuindo determinado produto que esteja em falta nas empresas concorrentes, você garante um aumento das vendas. Além da fidelização de seus clientes.

É extremamente ruim para o vendedor conseguir fechar uma venda difícil e descobrir que não há o produto no estoque. A decepção não é só do vendedor, mas também do cliente que acaba por procurar a concorrência.

É um exemplo muito comum. Mas que não deveria existir em empresas organizadas e com controle de estoque. Com exceção de produtos que raramente tem saída e difíceis de serem comprados, o estoque deve estar preparado para atender seus clientes.

A gestão de estoque não só controla o fluxo de produtos na empresa; mas também indica o desempenho de setores como financeiro, vendas e administrativo. Ela permite prever as necessidades de compras futuras e organiza o planejamento da empresa.

O controle das mercadorias vendidas indica quais são os produtos com maior procura, o período em que ele foi mais vendido e da mesma forma mostra os produtos que têm pouca saída e os que são sazonais. Mediante a essas observações, é possível criar estratégias de vendas desses produtos e analisar como o consumidor vai reagir a elas.

Para o setor financeiro, o controle de estoque pode evitar desperdícios, diminuir custos e aumentar o fluxo de entradas e saídas. Tudo através de um planejamento estratégico.

Departamentos financeiros de empresas que não possuem um controle de estoque e fazem compras de produtos, sem saber sua necessidade ou mesmo deixam de comprar os que realmente são necessários, acabam demorando para recuperar o capital investido e também perdem possíveis oportunidades de negócio.

O planejamento possibilita que a empresa não desperdice capital com produtos que ficarão guardados no estoque por muito tempo. Gastar com algo que ficará muito tempo parado, é deixar de investir em outras situações mais rentáveis e que tragam outros tipos de retorno a empresa.

Há ainda a possibilidade de armazenar muitos produtos que fiquem obsoletos ou que possam perder a data de vencimento e sejam desperdiçados. Essas questões são péssimas para a saúde financeira da empresa e são evitadas com um controle definido de estoque.

Com o estoque devidamente administrado, a produtividade aumenta, os custos diminuem, as perdas são diminuídas ou erradicadas e o capital de giro pode ser investido em outros recursos dentro da própria empresa ou em aplicações financeiras.

Como você percebe, o gerenciamento ineficiente de estoque pode arruinar o seu negócio. Por isso, o controle de acervo é um dos processos mais relevantes para a maioria das empresas que lidam com venda, logística e distribuição de mercadorias.

referências https://blog.egestor.com.br/o-que-e-controle-de-estoque/
Please follow and like us:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta